domingo, 22 de junho de 2008

PARNO GRASZT


Durante os últimos 20 anos o nome PARNO GRASZT (que significa cavalo branco, como um símbolo de pureza e liberdade na linguagem Romany) tornou-se o equivalente de fé na música cigana húngara.


Pelo menos é o que os críticos dizem.

Para os músicos de Parno Graszt, ser autêntico não é nada mais do que serem eles próprios. Viver na integridade e tocar uma música que sempre tiveram. Tal como Simon Broughton (Songlines) disse após passar um fim de semana com Parno Graszt em sua casa na aldeia de Paszab: 'Eles não usam fontes de música cigana, eles são a fonte em si. "

Com efeito, já em Paszab em tempos de cerimônias sociais música é partilhado por cada um da comunidade: instrumentos são passadas de mão em mão e praticamente toda a gente é um mestre de dança. Não há nenhuma banda, não há audiência. Existe um encontro festivo unificado. Para Parno Graszt, tanto faz tocar em seu quintal ou em um festival com uma platéia de 50 mil pessoas.

A banda toca canções folk tradicional Gypsy recolhidos a partir de Nordeste da Hungria e da Roménia, juntamente com as suas próprias composições, representando assim um dialeto local específico de música cigana. Os seus instrumentos são guitarras acústicas, contrabaixo, tamboura, colheres, E da água pode 'bass oral "que é uma contínua improvisação vocal feita pelo percussionista. A banda é constituída por 9 músicos, incluindo 4 bailarinos que por vezes é alargado com cimbalom, acordeão, violinos e taragot.

Membros da Banda

József OLÁH (tamboura, guitar, vocals)
Géza BALOGH (guitar, vocals)
János JAKOCSKA (guitar, vocals)
János OLÁH (double-bass, vocals)
István NÉMETH (water can, oral bass)
Sándor HORVÁTH (vocals, spoons)
Krisztián OLÁH (accordion)
Mária BALOGH (vocals)
Mária VÁRADI (vocals)



Paszab, Magyarország


Romano Biljo Gypsy


LIVE AT PALÉO FESTIVAL | NYON (CH) | 2006 - Shuckar Jahka